5 dicas para criar
seu “blog profissional”

Para quem ainda não sabe, o Portal iH!Criei se iniciou como um blog. Você pode ver que as primeiras postagens eram meus relatos pessoais. Abaixo, um relato muito informal e bem didático de como foi criado o, então, Blog iH!Criei e como eu fiz pra tirar a ideia do papel láááá em 2015. Vamos lá a esse flashback cheio de aprendizados?

O IH!Criei nasceu como um experimento pessoal. Agora, ele está mais maduro e pronto para se conectar com todos que adoram o tema da criatividade e se interessam em como podem ser mais criativos em sua vida profissional.

Diferente de muitos empreendedores que já tinha algum site ou blog anterior, eu não tinha nenhum público, tanto na temática do blog, criatividade, quanto em um outro projeto meu. Comecei a criar um público inicial através do Câmera na Mão, meu canal no Youtube, e posteriormente da criação deste blog.

Outro ponto que quero dividir é que não cheguei a fazer nenhum plano mirabolante ou estratégico para lançar o blog nas redes sociais. A coisa aconteceu depois de eu por o blog no ar. E por isso, sugiro o mesmo à você. Vamos, então, a criação do SEU blog. Se você seguir o passo a passo abaixo, tenho quase certeza que vai conseguir tirar seu blog do papel – e por favor, assim que você o fizer, me manda um e-mail contando a novidade!

Bom, vamos lá?

Na minha primeira Campus Party Brasil, lembro de ter conhecido um palestrante espanhol que era dono de um site que reunia dezenas de blog. Me fugiu nomes (dele e do blog dele, sou péssima nisso). Na época eu estava criando um blog onde eu queria falar de três temáticas bem diferentes (cinema, gastronomia e filosofia). Dois conselhos dele mudaram minha percepção para sempre.

1) O primeiro foi:  “Escolha 1 temática para seu blog”. Ao menos inicialmente e até você se tornar expert naquele assunto e ser reconhecido por tal. E também pra você começar a trabalhar com nichos é bem mais fácil. Quer falar de outro tema completamente diferente? Faz outro blog. Só coloque no mesmo blog assuntos relacionados. Por exemplo, seu blog é de meditação? Temas relacionados, autoconhecimento, yoga, pilates, terapias alternativas. Entendeu? Ao meu ver, saber esse truque é não só a forma mais organizada de trabalhar, como também de atingir o seu target. 😉

2) Um segundo conselho foi “Escreva sobre algo que você gosta e que não trabalha diretamente no dia a dia”.  Eu achei interessante pelo seguinte: às vezes, a gente escolhe uma temática para o blog, não porque queremos ou porque somos apaixonadamente sobre o assunto, mas porque trabalhamos com aquilo no nosso dia a dia – ou tivemos larga experiência sobre o tema – e achamos que trabalhar essa temática é o ideal. E isso nem sempre é verdade. Lembro, por exemplo, que eu escolhi Gastronomia não porque eu amava falar sobre isso, mas porque eu escrevia mensalmente sobre isso na revista que eu trabalhava e achava que teria bastante conteúdo a compartilhar. Mas não era minha paixão falar disso.

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Pois bem, nesse mesmo dia em que conheci o tal espanhol, eu desisti do meu projeto de blog, e me pus a refletir. Foi a melhor coisa que fiz. Agora, reflete aí, e caso você já tenha decidido continue a leitura.

Hora de começar a colocar a mão na massa. Vamos lá!

3) Crie um nome criativo. Bom, criar um nome pode ser um parto pra muita gente. Criativo então, nem se fala. E se pá, é mesmo. Até para os mais “criativos”. Meu case. O primeiro nome pra esse blog era INDIRETAS CRIATIVAS – uma referência ao INDIRETAS DO BEM – pois bem não achei muito criativo,  mas curti, achei bacaninha e cheguei até a registrar o domínio. Uma semana depois, sentada no busão lendo uma matéria sobre criatividade (essa aqui) eu “do nada” criei o IH!CRIEI. Não teve referência direta, a não ser que eu tinha que colocar a palavra “CRIAR”. Depois fui ver que era mais autêntico, curto, sonoro, direto e movido pra ação. Talvez essas palavras já comecem a despertar as suas ideias. Se continuar não sabendo por onde começar? Veja algumas dicas abaixo.

a) RELACIONE. Tente ver quais são as qualidades do seu tema. O que o seu projeto vem trazer ao público? Que sentimentos? Que sensações? Que objetivos? Jogue as palavras relacionadas num caderninho.

b) SINÔNIMOS. Relacione todos os sinônimos e palavras que se conectam diretamente com o seu tema.

c) BRINQUE. Faça uma brincadeira com as palavras e com as letras, sem perder o significado do blog. Há duas opções, a mais indicada é que ele estar claro no nome, Ih!Criei…tem a ver com…Criatividade. Outro projeto meu Câmera na Mão tem a ver com….audiovisual. Um que vi por aí…Zen Estresse…heheh. E por aí vai. Já a segunda opção, mais arriscada é fazer algo nonsense com pouca ou nenhuma relação, mas esteja preparado para os riscos que o nome pode trazer. Pode pegar ou não. Apple, Pathe Filmes, Porta dos Fundos.

d) COMPARTILHE. Depois que criar alguns nomes, chame um amigo de confiança (e criativo) que possa avaliar. Diga a eles as possibilidades que você encontrou. Você, internamente, vai saber a sua preferida mas compartilhe sem medo. O nome da empresa que eu criei na Irlanda veio de uma zoeira entre eu e uma amiga, através de siglas. Um dia eu compartilho hehe. Mas a ideia é: troque com quem te conhece e entende do seu negócio e de você, se não o feedback será inútil.

e) MENOS, É MAIS. Sou a favor de nomes curtos, diretos e simples. São mais fáceis de memorizar e de trabalhar o design. Nome de pessoa só se for alguém já muito influente e conhecido naquele tema no mercado em geral.

f) CRIATIVIDADE. Um nome criativo é aquele que transmite em poucas palavras – uma, duas ou máximo três palavras da sua temática e de forma lúdica. Pode ser também aquele que causa emoção ou curiosidade. Um nome que atraia o público e deixe ele ávido em querer saber mais sobre o tema.

g) CRIE UM SLOGAN. As vezes uma frase consegue te ajudar a definir o nome do seu blog. O slogan que criei foi “a criatividade se autoconhecendo” que se conecta com o estalo de quando você cria algo, um processo 100% de dentro. Sacou?rs Depois virou A SUA CRIATIVIDADE SE AUTOCONHECENDO e agora é a evolução do próprio IH!CRIEI e nosso slogan do momento e o qua mais conecta conosco em todos os sentidos é: Aqui, Tudo se Cria. Muito doido né, ver essa evolução…..

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Nosso segundo slogan

4) Faça o registro  do domínio e escolha a hospedagem. Parte meio chatinha, mas necessária. Eu falarei pela minha experiência. Se você for colocar “.com.br” é só ir no site do www.registro.br, pagar 40,00 em um contrato anual (aí você renova todo ano) e prontinho! Caso você queira registra “.com” ou qualquer outro registro que não o “.com.br” eu recomendo o registro no UOL. Acho o site bem simples, serviço bacana e rápido. Já a hospedagem é mais chatinha. Eu atualmente faço hospedagem com meu programador, dono da empresa Portal Cidade. Ele tem preços que variam e é mega confiável, além de um ótimo suporte. Mas existem muitos outros sites de hospedagem por aí. Tem o próprio da UOL (clique aqui) que imagino ser bacana. Tem a GoDaddy que é bem famosinha (clique aqui). E tem outras também que são grandes, mas que já vi reclamação do suporte ou problema de taxas a cada mudança, mas são indicados por aí. São elas Locaweb e Hotel da Web. Fica a critério e pesquisa de vocês. 😉

5) Se você não é designer ou programador, comece a pesquisar, e guarde um din din pra ambos. O programador do meu blog é quem fez meu site (clique aqui pra ver). E, se não fosse ele, eu provavelmente teria que estudar um pouco sobre como transformar IMAGEM em CÓDIGO e por aí vai. Como eu não disponho tempo, eu preferi negociar e terceirizar esse serviço. Se você quer deixar seu blog cada vez mais profissa, vai precisar, confie em mim. E claro, o designer é extremamente importante para atrair e tornar a experiência de quem chega ao seu blog melhor. O meu é o Eric Macedo  que tem deixado o blog cada vez bonito, atrativo e profissional, embora ainda faça direção de arte pra gente, ele está focado no mundo da animação 3D (marvailha hein? Lindo ver evolução também dos nossos parceiros!)

OBS: Nunca esquecem, o design é extremamente importante, ele é a vitrine do conteúdo, o cuidado com que você tem nesses dois aspectos, mostra o cuidado que você tem com os seus trabalhos, sejam eles produto ou serviço. E, se prepare para entrar no seu universo criativo com o Designer e seu Programador – parte maravilhosa! Pois eles é quem transformarão suas ideias em realidade. Para o designer,  não fique com receio de sugerir coisas loucas pra ele, detalhes, cores, formas, ele vai entender o recado – se for um bom designer – vai te surpreender!

Existem vários vídeos legais com outras dicas de como dar o pontapé inicial pro seu blog, então se te interessar pesquisa que tem vários! Trouxemos um aqui:

E então, está aí esperando o que? Fecha esse post e comece a cria seu blog Já!

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  1. Patricia Bernal Autor do post

    Oi Cris! Eu vi seu blog, muito bacana!!! Vai que vai! Ahhh que legal que vc também passou por essas etapas, mostra e nossos blogs mostram que funciona rsrs. Obrigada, fico feliz que esteja curtindo o conteúdo, tks!! Sim, criatividade é mega importante pra tudo que a gente faz na vida, ela nos dá mais graça na vida srs Bjs!!

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