A propaganda tem uma relação de amor e ódio com a criatividade porque ao mesmo tempo que se tem liberdade de criação, tudo pode dar errado. A pressão é enorme nas campanhas – e os valores pagos também. Aliás, os profissionais dessas áreas são muito bem pagos como veremos a seguir. Afinal, quanto mais dinheiro envolvido, maior a responsabilidade. Falou em “você pode criar algo para Publicidade” pode ter certeza que tem grana boa envolvida!
Mas, o que vem mudando neste mercado? Habilidades? Ferramentas? Tecnologia? Fragmentação de investimentos? O que podemos esperar? Bom, tem muito assunto para falar, e, neste primeiro artigo sobre a área, a ideia é começar essa discussão. Fora a Publicidade, temos o mundo do Marketing, afinal, sem estratégia, a criatividade dos publicitários pode não ser suficiente para bons resultados!
O QUE É PUBLICIDADE E MARKETING?
Quando sua empresa ou onde você trabalha quer comunicar um produto ou uma marca para o público – e você é um total desconhecido – uma das formas de o negócio aparecer é se apresentar por meio de uma estratégia de marketing que demandará, muito provavelmente, em criações de publicidade – hoje também muito chamada de Ads (adverstiment, em inglês) quando falamos na publicidade via redes sociais – Youtube Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, etc. Em nossa nova classificação da Economia Criativa, denominaremos a partir deste artigo que as áreas de Publicidade e Marketing ficam na categoria Comunicação Instantânea – O que querem te dizer. Ou seja, é uma criação que quer comunicar ou dizer algo a você de imediato, uma mensagem pá-pum! Aliás, pode vir embalada de várias formas e formatos… mas a primeira intenção é sempre te dizer algo e você pescar o mais rápido possível. Portanto, se você trabalha em uma dessas duas áreas, pode dizer que você trabalha com “Comunicação Instantânea”, no linguajar IH!CRIEI para o mundo 😉
Vai acostumando, pois é muito interessante sabermos as origens da palavra para entender de fato o que é e quando usar – vamos procurar trazer esse universo na Filosofia em nossos artigos também. No caso, Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público, como bem introduzido no livro “Economia Criativa, fonte de novos empregos”, (DVS Editora), de Victor Mirshawaka. Ou seja, o ato de tornar público um fato, uma ideia. E o Marketing? O conceito teria surgido a partir do latim mercatus, que era o nome do local destinado para a compra e venda de objetos. Já o Marketing como conhecemos vai além. O termo que nasceu no idioma inglês é para se referir as ações e estratégias voltadas para o competitivo mercado –aqui focaremos mais em Publicidade para, pois queremos expandir o artigo sobre Marketing e todas suas variantes no mundo atual. Ambas as áreas abrangem muitas áreas criativas, portanto, independente de suas outras formações ou trabalhos criativos, entender de Publicidade e Marketing é essencial. Portanto, anota aí na sua listinha de conhecimentos must have (tem que ter!).
Você deve estar se perguntando? “Pô, falou de Marketing e não falou, nem citou o Marketing Digital?”. Calma….temos que absorver as informações aos poucos… assistir aos vídeos propostos, analisar e digerir tudo que aprendeu hoje. Ok? Marketing Digital vai entrar em nosso artigo sobre Marketing e você, junto com a gente, vai começar a se tornar a cada dia mais um profissional fora de série!
E, se você quer uma imersão bem profunda mesmo sobre o mundo da Publicidade, tem uma série especial da Netflix só sobre essa área, a Mad Men. Quer mais? Então leia um artigo que escrevemos sobre o que aprendemos quando o assunto é criatividade na série! Go, go!
Esse artigo é o início desse mundo curioso e intenso. Teremos muito, muito conteúdo para falar aqui também! Mas ó, não leia só sobre Publicidade e Marketing….ainda que você siga esta carreira. Leia todas as outras áreas da Economia Criativa, assim você irá ampliar o seu conhecimento, repertório e entendimento de possibilidades de trabalho e pode ser mais uma gama de novos negócios que você poderá enxergar e aplicar no seu mercado. Então, devore os conteúdos de TODAS as áreas que você tiver um mínimo de interesse. Confia, valerá muito a pena!
É importante enfatizar que não somos especialistas em todas as categorias da indústria criativa, só em algumas como Comunicação Instantânea e StoryMídias. Porém, somos jovens pesquisadores da Economia Criativa e estamos, aos poucos, nos informando, conhecendo e vivenciando cada um dos universos criativos, para ampliar nossa visão de mundo e proporcionar a você uma imersão completa e maior entendimento do por quê esse universo da criatividade humana é tão fascinante, e como você, seja de qual área criativa for ou, caso não seja, trabalhe com os criativos, consiga ampliar sua visão de mundo para gerar inovação em sua atividade profissional e assim obter cada vez mais reconhecimento!
Você pode nos ajudar a construir um conteúdo qualificado e assertivo dando suas sugestões, trazendo seus incômodos e opiniões, seja nos comentários ou redes sociais. Nosso canal mais ativo no momento é o Instagram: @ihcriei. Segue lá!
Estamos atentos e em constante aprendizado! Nos vemos no próximo artigo! E não deixe de nos dizer como você se sentiu ao ler este conteúdo, a gente se importa com você…
>> Colaborou para este artigo, texto e design Camilla Zahn