Veja no infográfico abaixo as áreas onde você pode trabalhar com publicidade e marketing, com foco na comunicação.
QUAL É A MÉDIA DO SALÁRIO NOS ESTADOS BRASILEIROS?
Abaixo, a tabela de 2017 da FIRJAN, mostra um média salarial e a reorganizamos com design@ihcriei para facilitar o seu entendimento. Não há especificações das funções, então o que segue é uma média geral de dentro da área. Um dado muito subjetivo, mas que dá pra ter noção a nível de comparação entre os estados.
A média salarial no país fica em torno de R$6.653 (a média brasileira é de R$ 2.777,00), portanto, Publicidade e Marketing é uma das maiores de todas as áreas criativa. Note que os salários mais altos estão espalhados entre Distrito Federal (Norte), São Paulo e Rio de Janeiro (Sudeste), porém outros estados têm salário médio de mais de R$4.000. Para quem gosta do universo da Comunicação Instantânea com foco em PP&Marketing tem boas chances de ser muito bem remunerado! 😉
Na prática, a verba que vem para projetos publicitários são bem mais altas que aqueles que vem de outros segmentos, e um profissional freelancer ou microempreendedor da área criativa – e isso é realidade – só começa a ganhar dinheiro de fato quando entra na Publicidade. Outra forma de ganhar bem logo é trabalhar com nichos. Mas, isso dá um outro artigo. De imediato, é importante você saber que é na Publicidade onde estão os maiores budget de mercado – o dinheiro é maior. Por que? Bom estamos falando de empresas que estão investindo seu dinheiro para distribuir e divulgar um produto ou serviço para….gerar lucro! Logo, é um bom investimento! Como hoje estamos buscando diversidade, criatividade, interatividade e criação de ações que nos prendam atenção, esse mercado é um delicioso espaço para usar a criatividade em todos os níveis! E, para criativos empreendedores, é bom você se ligar nessa área, mesmo que não trabalhe diretamente com ela para que possa usar como estratégia em sua carreira ou negócios.
Um segmento que envolve Publicidade e Marketing e traz muito engajamento – além de ter um custo geralmente baixo e que pode gerar alto impacto – é o Marketing de Guerrilha, pouco difundido, usado ou valorizado pelas empresas no Brasil e pelos próprios publicitários e criadores. Quem foca nessa área, pode ter um grande diferencial ainda nos dias de hoje! A atividade por si só, exige muita criatividade e o resultado é de muito engajamento e a tão sonhada viralização – se der certo, é claro. Uma referência nesse assunto é o brasileiro Andre Rabanea, criador da Torke+cc e agora com novo projeto a BillytheGroup, uma aceleradora de empresas criativas, disruptivas e inovadoras, que estamos curiosos em saber mais… Aliás, avisamos desde já que esse criativo publicitário-empreendedor estará em nosso filme “Por que a Criatividade?”. Hey! Foco! Faltou falar o que é Marketing de Guerrilha… bom, vamos a um exemplo prático, depois, anota aí, mais um artigo exclusivo sobre isso será escrito para o portal.
“O Jantar da Vingança” para o Reclame Aqui é um belo case – dentro do Marketing de Guerrilha é muito comum essa ideia de câmeras de escondidas para registrar uma experiência real. Assista e veja como o vídeo real, o storytelling te prende e te surpreende com estratégica mensagem do que a marca quer te dizer (e neste caso, dizer algo aos campeões de reclamações!). Clique aqui para ver.
Arte da capa: Selin Tahtakılıç