Uma ideia maravilhosa que a gente presenciou desde o início é o Street Music Map, criado por Daniel Bacchieri, a intenção era ter um espaço em que as pessoas pudessem enviar vídeos ao redor do mundo todo – geralmente quando estavam viajando – de músicos de rua. Pense: quantas vezes você não se encantou com um artista “desconhecido” de rua e quis compartilhar o talento dele? Aliás, muitos desses tipos de vídeos são virais exatamente pelo carácter surpreendente de um artista que nos encanta! Pois é, Daniel criou a conta no Instagram e o projeto cresceu! Hoje, sabe qual o modelo de negócios dele? Virou um curador musical para eventos! Sim, uma vez que ele “descobre” junto com o mundo colaborativo das pessoas enviam para ele os vídeos dos artistas, ele pode muito bem levar esses artistas para eventos e, isso, é um trabalho também, chama-se: curadoria musical para eventos. Pois é, ele teve a ideia e criou o próprio trabalho, uma outra tendência do futuro – A autonomia de criar o próprio trabalho. Veremos isso em outro artigo, ok?
Outro exemplo que adoramos (uma empresa com uma função antiga, mas totalmente repaginada e feita de forma inovadora) é a Banana Music Branding, uma agência/curadora que conecta artistas independentes a grandes marcas. O diferencial é que eles tem uma linguagem muito acolhedora e moderna, além de eventualmente fazerem pesquisas de branding para os artistas, ajudando-os no desenvolvimento da carreira e esse relacionamento com marcas. E eles tem outros modelos de negócios que focam muito em experiências, vendas e claro, o talento do criativo para que isso aconteça. Vale a pena conhecer – e se você é músico – se apresentar a essa galera e, depois se lembrar nos contar a sua experiência. Ok?
Agora, percebem um ponto em comum nos dois negócios: curadoria. Hoje, com o excesso de oportunidades, informação e produtos, é preciso que haja pessoas ou empresas que façam esse “filtro” para ajudar a organizar tanta coisa! Ah, mais isso não limita o conhecimento? Claro que não! Podemos ter muitos curadores e cada um atrairá o publico de acordo com sua abordagem, conteúdo, comunicação e jeito de fazer. Nós, por exemplo, também somos uma mídia curadora que tem como missão, organizar a Economia Criativa para que ela seja vista de um nova forma, e seja cada vez mais valorizada por conta de sua potência tripla: criatividade + técnica + distribuição. Saber fazer isso gera audiência, negócios, lucro. E quem escolhe uma profissão criativa, está fazendo o que ama e sendo remunerado – e bem remunerado, caso ele domine o mundo dos negócios. Não é maravilhoso? Nós achamos também e vamos ajudar todos vocês com isso. Combinedes?
Arte da capa: Tania Yakunova