Se você quer usar diversos recursos criativos em um lugar só, faça vídeos. Esse formato multimídia se tornou a sensação das redes sociais, com vídeos curtos (Youtube Shorts, Tik Tok e Kawaii), e, ao mesmo tempo, vídeos longos, com temáticas que aprofundam um pouco mais, como o universo dos podcasts (Youtube). É criativo, é dinâmico, é infinito em termos de possibilidades de criação, ainda mais quando falamos em animações 2D ou 3D.
>> Atenção profissionais do audiovisual ou equipes de marketing: Quando você usar vídeo na sua estratégia ou do seu cliente, se atente a entender a função que aquele vídeo terá no projeto. Não faça vídeos sem saber o por que e qual melhor estilo audiovisual deve ser a mais indicado para alcançar determinado objetivo. Muita coisa é criada de forma aleatória, fazendo o mesmo de sempre, ou, sem pensar nas inúmeras possibilidades de uso do vídeo.
Quando usamos o vídeo como COMUNICADOR, eis algumas razões para a escolha do formato:
1) Divulgação, venda de produtos ou serviços, comunicação interna e externa de uma empresa (ou da sua)
2) Entretenimento e diversão (quando é hobby)
3) Busca por audiência ou engajamento (influenciadores ou marcas que querem crescer)
4) Cursos, palestras, conteúdos informativos ou educativos (quem ganha dinheiro com educação ou busca através do mkt de conteúdo gerar autoridade e posicionamento)
O que precisa (o kit básico) para começar?
Primeiro, é importante saber que é um dos formatos multimídias mais “trabalhosos” em termos de produção técnica criativa. Mas, vale a pena, se bem feito.
Se atente para as seguintes habilidades e equipamentos:
- Boa comunicação (se alguém for aparecer)
- Ambiente (onde será gravado deve estar adequado a proposta do vídeo)
- Luz (iluminação artificial ou natural)
- Áudio (um dos pontos mais importantes!! use ou exija bons microfones)
- Captação de Imagem feito com câmeras profissionais (qualidade sai na frente) ou celular com boa qualidade (dá certo até certo ponto!)
- Roteiro ou Conhecimento Especialista (o que você vai dizer, pra quem, como, etc)
- Computador com software de edição (profissionais diferenciados trazem resultados diferenciados, se atente a isso)
- Celular com software de edição (para situações mais “express” ou que a rede social pede. Hoje em dia, os recursos criativos são tão bacanas que dá pra fazer muita coisa
E o celular, dá mesmo pra colocar como uma opção?
A limitação técnica com o uso de celulares costuma ser bem maior, porque ele resolve até “certo ponto”, o que pode irritar ou pasteurizar muito a produção de conteúdo. Desde áudios ruins, imagens tremidas ou mal captadas, limitação de espaço ou bateria, caso você não esteja acostumada/o a trabalhar profissionalmente com esse tipo de equipamento. Mas, em muitos casos, pode ser o que precisa para aquele projeto ou trabalho. A questão é saber usar a câmera certa em cada situação proposta.
Abaixo um exemplo produzido 100% com celular (iPhone SE Segunda Geração), com pós produção profissional (Final Cut + Microfone Blue Yeti), que, para mim, foi a única opção, pois foi em uma viagem familiar que virou um trabalho para a rede TV GIRASSOL, de Angola, na África. E outro, em seguida, onde o cliente captou as imagens com um iPhone 13, e mandou pra fazer uma edição mais profissão. Assista pra entender, ok?
Outro ponto importante é saber que existem várias formas de contar uma informação através de uma mídia audiovisual, por isso amplie seus mercados com parcerias de bons profissionais e conhecimento de tudo que é possível fazer – e continue ligado aqui no @ihcriei que a gente vai te contando também!rsrs
Dentre as plataformas mais usadas para publicar os vídeos temos: Youtube, Facebook, Linkedin, Instagram, Tik Tok, Vimeo, Kawaii, Behance. Todos eles possuem formatos e propostas diferentes cada qual com sua estrutura de interação e comunicação. Vale a pena sentir quais formatos e redes você mais se identifica, assim como as do seu público.
Nesse outro projeto pessoal, chamado “Poesia Visual”, trabalhei com as áreas criativas de fotos + roteiro em letterings + trilha + um storytelling + editor profissional.
E aí, gostou? Fique conosco, e aprenda TUDO sobre o Comunicação Instantânea! 😉
Arte da capa: MUTI