Embora muita gente escute música só na Internet hoje em dia, ainda existem muitas rádios por aí que atendem a públicos de outras gerações. Criação e apresentação de programas, jornalistas, editores de som, microfonistas e muitas outras áreas que precisam de profissionais qualificados para fazer uma rádio existir – sim, além dos multimídias, ainda tem os que atuam em uma execução mais pontual. Já trabalhei em rádio, e posso te garantir, que é muito bom, principalmente a interação com o público, quando acontece.
Porém, rádios são veículos de comunicação e mídia que para operarem precisam de uma estrutura técnica um pouco diferente de uma estrutura de podcast, outro formato super gostoso de fazer e bastante flexível para quem tem cede de conhecimento e pouco tempo. Enquanto a rádio é uma empresa que contrata profissionais para comunicarem ou fazer a máquina girar, os podcasts são uma forma de informação e comunicação que podem ser produzidas por qualquer pessoa que deseja aprofundar, ensinar, inspirar ou discutir um assunto. Pode vir a ser uma empresa que produz podcasts? Claro, mas dificilmente que está inserido nesse mundo vai se limitar a apenas um formato. E outro ponto positivo, além dessa liberdade, é que não precisa de antenas ou autorização para existirem – como é o caso das rádios.
Portanto, se você tem um conteúdo legal, mas não gostaria de trabalhar numa empresa de rádio, você pode criar sua própria série de podcasts e oferecer para um blog ou disponibilizar em contas de distribuição de áudio streaming como Spotify, Podcasts Apple, Itunes ou Android, Soundcloud? Ter uma formação aqui não é exatamente necessário, mas se você for formado em Rádio e Televisão ou em Audiovisual poderá, por exemplo, aprender técnicas valiosas de como lidar com sons e edição de áudio, equipamentos, e como criar e empacotar um conteúdo bacana. Precisa ser formado pra fazer isso? Não. Mas a faculdade não ensinará só isso né. Talvez tutoriais, cursos técnicos ou mesmo online, e até mentorias com profissionais da área por um tempo determinado resolvam muito bem para o que você precisa. Hoje, a faculdade não se propõe só pela informação e conhecimento, é ter experiências, diversas atividades, diversidade de visão, aprender história da comunicação, fazer networking, desafios e tarefas. Mas, não vamos esquecer que aprender você aprende em qualquer lugar, e cada ambiente tem sua proposta, e você pode criar a sua própria jornada.
Pra saber que essa área de podcasts pode sim, futuramente, trazer também alguma renda, ai vão alguns números: o podcast norte-americano Serial, tem 3.4 milhões de ouvintes por episódio. E no Brasil? O Nerdcast tem 750 mil downloads por episódio. O que isso significa? Audiência >> Influência >> Autoridade >> Marcas >> Patrocínios >> Novas Oportunidades. Se você ama criar conteúdo, sente que consegue reter audiência, tem um tema de paixão que vai contribuir e muito para a difusão dele e deseja empreender, pode ser uma oportunidade muito boa!
O canal Viver de Blog fez um vídeo muito legal contando sobre como começar sua própria rádio e sua criação de podcasts. Confiram clicando aqui!
E fica ligado nos nossos outros artigos se você gosta da área de multimídias, ok? Tem bastante coisa sobre como começar nessa carreira!
Arte da capa: Matt Chinworth