Os primeiros passos para entrar de cabeça nesse mundo são os óbvios: você deve gostar muito de jogar pra querer seguir essa carreira, porque por mais divertida que seja, é muito trabalhosa e o ingresso no mercado de trabalho não é tão fácil assim. Precisa ser estudioso e metódico, porque durante o desenvolvimento você provavelmente terá que focar na mesma etapa mil vezes antes de tudo estar perfeito, e isso pode irritar muita gente. Ainda assim vale muito a pena, e se essa é a sua praia, vamos com força!
Agora, vamos falar por onde começar. Primeiro, é necessário ser formado para trabalhar criando games. Se você já tem uma formação, ela pode até ser útil, pois você consegue usar seus aprendizados para o desenvolvimento do seu jogo. Vários criadores de outras áreas são bem sucedidos. Um exemplo é o brasileiro Walter Machado, cirurgião dentista que amava jogos e resolveu fazer um, que acabou sendo um sucesso e sustentou a sua família. Ele adorou tanto que trocou de profissão e agora é desenvolvedor de games!
Mas se você quer fazer um curso, por qualquer que seja o motivo, networking, querer aprender mais, se prefere o ritmo de uma escola do que o estudo autodidata, tem bastante lugar pra escolher, variando de bolso pra bolso. É bom pensar primeiro qual é sua área de interesse, e existem várias: programação, roteiro, desenho, design, áudio, etc. Isso também vale se você quiser estudar por conta, há muitos livros, cursos online e vídeos tutoriais, entre outros, pra você decidir por onde começar ou qual área dentro dos games seguir.
Onde cursar? Nas nossas pesquisas encontramos várias instituições de ensino, mas vale lembrar que o que estamos citando é de pesquisa, nós não tivemos alguma experiência nesses lugares então não podemos atestar se são bons de verdade. Essas infos de cursos vem do Portal TecMundo. No Paraná tem curso de Programação de Jogos Digitais, em Pernambuco tem a Unicap com desenvolvimento de jogos, e até no Amazonas tem a UEA. Com campi o redor do país temos, entre outros, a Saga (não muito indicado, segundo alguns relatos de ex-estudantes que conversamos, pois disseram ser fraco, vale a pesquisa!), o Super Geeks, o Senac, a Anhembi Morumbi.
Depois de estudar um pouco – ou muito – você provavelmente já vai ter ideia de qual é a sua área, mas em caso de dúvida é só consultar aqui com a gente!
Arte da capa: Scott Balmer