Hoje em dia ser designer pode significar uma enorme variedade de coisas, e se você tem interesse por essa área, vamos aprender um pouco mais sobre onde você pode trabalhar com isso?
Você pode seguir por três principais caminhos: trabalhar como designer para alguma empresa, viver com freelancer (se você souber fazer um bom marketing pessoal, visual e muito networking) e, claro, se você desejar criar sua própria agência/empresa especializada em desenvolvimento de marcas. Lembrando que dificilmente a agência fará só isso, logo os clientes irão solicitar pacotes como o de social media.
Se você percorrer pelo Instagram, por exemplo, vai encontrar uma variedade absurda de perfis profissionais e amadores que fazem design e estão aí, trabalhando ou se expressando de alguma forma. Agora vale lembra que o contéudo (ou seja, a mensagem) daquele design também é muito importante – então não só o visual, mas o que aquela desenho tem a nos contar, isso é uma das coisas que arremata audiência. Uma exemplo que gostamos mundo é o @branding.lab, da cearense Ellen, no qual nossa equipe teve o prazer de conhecer durante um evento da Adobe Brasil.
O fato é que no mundo digital, as imagens nunca foram tão fortes como comunicação e conexão entre pessoas. Nós mesmos, do IH!CRIEI somos apaixonados por design e todo o portal, assim como nossos conteúdos visuais e estruturais são pensados com a preocupação de nosso design de comunicar e trazer a sensação de fluidez da informação – por isso nos consideramos Designers de Conteúdos – vamos explorar mais sobre essa função em outro artigo. Ok?
E O MERCADO BRASILEIRO DE DESIGNERS, VAI BEM?
De acordo com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), entre 2015 e 2017 houve uma diminuição no número de contratações e salários na área de design, embora o design gráfico esteja em ascensão por conta da demanda do aumento de novos empreendedores entrando no mercado. O problema é que a área é muito competitiva, e com a facilidade cada vez maior de acesso a ferramentas tecnológicas para o público comum, existem muito mais pessoas pra “vagas” de empregos, e por isso, muitos designers optam por virarem freelancer caso não consigam nada na área. Outro grande problema é aquele famoso – chato – do “ah mas meu primo consegue fazer isso ai mais barato”, ou em termos mais formais, a desvalorização do trabalho do profissional e, que nessa área, ocorre muito! Para combater isso, a ideia é tentar estudar muito, treinar sempre e ter seu portfólio constantemente atualizado, nem que seja com algumas coisas que você criou pra mostrar suas habilidades e desenvolvimento. Ir para além do visual, e mostrar que você domina os conceitos, intenções e mensagens por trás do que você cria visualmente.
Arte da capa: Yukai Du