Multimídias
e a Economia Criativa

Para que ama formatos variados de criação de conteúdo, como podcasts, vídeos, textos, posts em redes sociais, lives, e todo esse universo da Comunicação Instantânea – ou seja, aquela informa o público de forma instantânea – já fica o convite para sempre visitar essa seção nosso portal.

Quando me formei em Jornalismo (2009), me mostraram as variadas mídias que possibilitariam uma criação vasta de conteúdo – e até então o foco era trabalhar em alguma grande mídia, o que consegui no terceiro ano da faculdade. O único problema é que diziam que eu teria que escolher apenas um formato …. e eu, como criativa, não queria escolher…queria aquele que fosse o melhor e mais adequado pra determinado tema ou reportagem. Nunca me identifiquei em trabalhar por muito tempo em empresas que me davam apenas a opção de ser jornalista de “uma mídia só”. Chato. Por isso, fui atrás de empreender, me libertar e, assim, nasceu o portal IH!CRIEI, desse incômodo e a minha necessidade da liberdade de criar conteúdo no formato que eu desejasse, na linguagem que fizesse mais sentido, no visual que, ao meu ver, se aproximava mais com o que eu gostaria de comunicar. E aqui estamos, prontinho pra ser uma mídia multimídia liberta!

>> Lembrando que o foco do nosso portal é em carreira, negócios e empreendedorismo, portanto, esses pontos que sempre nortearão nossos artigos, principalmente na categoria Economia Criativa, a que você está. Nas demais, Eu Criativo e Criatividade na Prática, traremos ideias, insights, técnicas, inspirações, futuro, tudo sempre com um olhar crítico e empreendedor, natural de nossa equipe e estilo de ver e viver a vida. 

Mas, antes de você sair criando conteúdo loucamente, sugiro assistir a esse vídeo que produzi exatamente para produtores ou aspirantes a produção de conteúdo, em uma crítica ao excesso de “produtores de conteúdos” sem prazer, noção ou fazendo por obrigação. Assista e depois vamos falar um pouco de cada tipo de mídia, ok?

E aí fez sentido para você? Se identificou com algum ponto? Coloque nos comentários, queremos te ouvir!

DICAS GERAIS SOBRE UM PROFISSIONAL DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA NA PRÁTICA

Um conteudista multimídia é o novo jornalista. Ele é curioso, investigativo, tem senso crítico e procura a informação com profundidade para que possa passar de forma mais leve, objetiva e clara para seu público. Porém, agora ele é multimídia. Ganhou possibilidades infinitas de explorar as vezes um tópico de um vasto tema. Na prática, é preciso ter PAIXÃO pelo conhecimento e dominar as ferramentas de distribuição.

No começo é muito importante praticar todas as habilidades técnicas e de comunicação para escolher as que vai aprofundar ou quais irá começar. Quando mais variedade e boa entrega de conteúdo você criar, mais oportunidades poderão surgir em sua carreira.

Se você tem veia empreendedora, deverá também ampliar seu conhecimento indo além da arte de criar conteúdos. É importante se dedicar a negócios e gestão. Profissionais que dominarem a área multimídia, serão peça-chave em qualquer negócio, projeto ou ação. O leque de serviços e produtos nesta área é grande também. Durante 12 anos, ser multimídia, e, dentro do Audiovisual, ser generalista, como domínio em Direção De Fotografia e Pós-Produção, me possibilitou liberdade, autonomia e muita, mas muita criatividade. E é por isso que convido vocês, que desejam ingressar nesse universo multimídia, a se conectar conosco, e começar a produzir conteúdo com consciência, no slow (lei nosso manifesto slow media aqui), e na profundidade de aprendizado que você precisa para se preencher de conhecimento….e então, você se sentirá inspirado/a a criar conteúdos instantâneos e muito relevante para as pessoas. Tem que ser prazeroso…se não…pra quê?

Essas são só algumas dicas iniciais sobre o mundo multimídia! Outra coisa legal? Em breve o Ih!Criei vai ter seus próprios podcasts, o IH!CAST pra vocês sobre o mundo dos criativos e a Economia Criativa e da Criatividade Humana, além do formato em ÁUDIO de todo nossos artigos. Estamos em frase de estruturação e produção, aguarde! Canal do Youtube, ainda está no início, mas você já pode se inscrever clicando aqui.

É importante enfatizar que não somos especialistas em todas as categorias da indústria criativa, só em algumas como Comunicação Instantânea e StoryMídias. Porém, somos jovens pesquisadores da Economia Criativa e estamos, aos poucos, nos informando, conhecendo e vivenciando cada um dos universos criativos, para ampliar nossa visão de mundo e proporcionar a você uma imersão completa e maior entendimento do por quê esse universo da criatividade humana é tão fascinante, e como você, seja de qual área criativa for ou, caso não seja, trabalhe com os criativos, consiga ampliar sua visão de mundo para gerar inovação em sua atividade profissional e assim obter cada vez mais reconhecimento!

Você pode nos ajudar a construir um conteúdo qualificado e assertivo dando suas sugestões, trazendo seus incômodos e opiniões, seja nos comentários ou redes sociais. Nosso canal mais ativo no momento é o Instagram: @ihcriei. Segue lá!

Estamos atentos e em constante aprendizado! Nos vemos no próximo artigo! E não deixe de nos dizer como você se sentiu ao ler este conteúdo, a gente se importa com você…

Arte da capa: MUTI