Como está o mercado
de Audiovisual?

É importante saber que o audiovisual é uma das áreas da Economia Criativa que mais cresce devido ao seu caráter envolvente e complexo ao contar uma história. Isso porque a história pode fazer uso de quase todos os recursos criativos para compor uma narrativa. Filmes, Games, Animações…tudo é audiovisual. Na Publicidade e no Marketing é um conteúdo que “tem que ter” caso a marca, empreendedor ou empresa queira se comunicar com seu público. E por essas e outras razões que o mercado não para de crescer. Sendo uma das áreas que sou especialista, posso te dizer que há muitas vertentes, oportunidades e possibilidades para quem quer começar na carreira. Dentro na nova classificação IH!CRIEI sobre as atividades da indústria criativa, Audiovisual é uma StoryMídias, uma vez que sua intenção é contar uma história imaginativa e tirar o seu público da realidade e levar a outra – independente do conteúdo. – de forma profunda!

SALÁRIO MÉDIO NOS ESTADOS BRASILEIROS

Abaixo, a tabela de 2017 da FIRJAN, mostra um média salarial e a reorganizamos com design@ihcriei para facilitar o seu entendimento. Não há especificações das funções, então o que segue é uma média geral de dentro da área. Um dado muito subjetivo, mas que dá pra ter noção a nível de comparação entre os estados.

O salário médio mensal (entre todos os estados) é de R$3.240 segundo dados da Firjan/2017, porém, na prática (digamos, por experiência de mercado) temos uma variedade que começa em R$1.500 – um jovem recém-formado que entra para trabalhar em uma produtora, R$8.000 um freelancer bem relacionado e com habilidades técnicas diferenciadas, até R$20.000, um empreendedor que possui uma produtora consolidada. Portanto, varia bastante, mas é um mercado que, com as novas tecnologias, deverá expandir ainda mais o leque de ganhos, opções e o que o criativo mais gosta: possibilidades criativas maiores! Portanto, no Audiovisual, a tecnologia é muita bem-vinda – e não, não temos medo de robôs. Aliás, graças a ela o mercado tem dado mais acesso a pessoas que sempre sonharam em trabalhar em cinema, rádio ou tv. É um acesso de abertura de carreira. Nossas potencialidades criativas aumentaram e por aí vai. Lembrando que com o tempo, você vai precisa investir em equipamentos, por exemplo, e não é barato. Acessível, mas não barato. E acredite: Conforme você for melhorando, irá querer ter mais e mais tecnologia – palavra de uma filmmaker!rs

Esse artigo é o início desse mundo mágico. Teremos muito, muito conteúdo para falar aqui também! Mas ó, não leia só sobre audiovisual….ainda que você siga esta carreira. Leia todas as outras áreas da Economia Criativa, assim você irá ampliar o seu conhecimento, repertório e entendimento de possibilidades de trabalho e pode ser mais uma gama de novos negócios que você poderá enxergar e aplicar no seu mercado. Então, devore os conteúdos de TODAS as áreas que você tiver um mínimo de interesse. Confia, valerá muito a pena!

Arte da capa: MUTI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *