Todo mundo adora brincar, mesmo que seja adulto. Agora pra que o brinquedo ou aquele game board legal chegue nas suas mãos tem todo um processo, certo? E se você está interessado em trabalhar com isso, vamos ver algumas áreas a seguir:
E o mercado, como que é? Vamos a um dado internacional trazido no livro de John Howkins, “Economia Criativa – Como ganhar dinheiro com ideias criativas”, (Ed. MBooks), de que em 2005 (ou seja, mais de 10 anos atrás), o mercado mundial de jogos era estimado em US$ 22 bilhões, cerca de 40% do mercado mundial, e chegou a apresentar um crescimento na Europa de 21% se comparados a 2000. Segundo ele, a China é o principal produtor de jogos mundiais, chegando a fornecer 95% dos brinquedos comprados na Europa e EUA. Estamos pesquisando ainda, mas acreditamos que no Brasil não seja tão diferente.
Infelizmente há muitos poucos dados disponíveis sobre esse mercado – e por sermos uma somos slow media, queremos trazer a melhor informação pra você, respeitando nosso tempo e análises também. Temos bastante trabalho pela frente para trazer mais informações não só nesta área, como tantas outras criativas.
Já para entrar nesse mercado, é importante você ter alguma formação, se for dentro da área criativa melhor ainda, pois é uma atividade que exige não necessariamente uma técnica específica, mas um olhar criativo, e, em especial, pessoas com talentos em StoryMídias, Comunicação Instantânea e Hábitos Human+Tech, poderão agregar mais ao time estratégico que pensa em um jogo ou brinquedo por conta das habilidades técnicas presentes. Embora não seja uma área muito divulgada como “opção de trabalho”, é possível começar em um estágio – e por isso a faculdade também é importante – em um estúdio ou fábrica de jogos.
Uma unidade do Senac, no Rio de Janeiro abriu ano passado, um curso para criação de jogos de tabuleiro. As aulas apresentam temas como história e estilo de jogos analógicos, storyboard, prototipação, mecânicas, narrativas, estética e documentação. Tem duração de 12 aulas e investimento de R$ 756.
Arte da capa: Matt Chinworth