Você sabe o que significa a sigla P&D? Pra quem não conhece, ela responde por Pesquisa e Desenvolvimento, uma das áreas da Economia Criativa, envolta no grupo de Tecnologia. Quando pensamos em tecnologia na economia criativa, costumamos dividir o grupo em três partes: Pesquisa e desenvolvimento, Biotecnologia e TIC: Desenvolvimento de softwares, sistemas, consultoria em TI e robótica.
A área de Pesquisa e Desenvolvimento (ou P&D) é referente a todo tipo de pesquisa e trabalho voltado para o aumento e melhoria do conhecimento, incluindo humanidade, cultura e sociedade, e pensando nas aplicações socioeconômicas e culturais do conhecimento. Ou seja, todo o tipo de pesquisa que busca entender como funciona o comportamento humano, como desenvolver uma tecnologia x para melhorar um produto, o estudo da cultura de um lugar, etc.
Por que entra na área da Economia Criativa? Porque toda pesquisa é uma criação – no caso de uma informação – que gera valor, lucro, inovação – e é algo que não existe e que então passa a existir, uma CRIAÇÃO. Faz sentido?
A curiosidade costuma ser o primeiro passo para o início de uma pesquisa, aquele questionamento de como e por que o mundo ao nosso redor funciona do jeito que ele funciona. Pense bem: se ninguém questionar, querer melhorar algo, como vão surgir ideias? Como colocar a criatividade em prática sem ter essa chama da curiosidade e do questionamento? Claro, aí você fala: e a Filosofia, entra na Economia Criativa? Não. Isso porque o questionamento por si só não gera valor econômico. Para entrar na Economia Criativa a criação deve ser o valor monetário. Entendeu? Vamos aprofundar.
Portanto, é muito importante que todos – mesmo se você não é dessa área – tenhamos a consciência de como funcionam as pesquisas e desenvolvimentos no país, e assim ajudar, nem que seja naquele compartilhamento nas redes sociais, os projetos de pesquisa que dizem respeito a sua área de trabalho e interesse – pelo menos isso – ou outras importantes que possam contribuir na melhoria da humanidade e do ambiente ao nosso redor.
Aqui no IH!CRIEI vamos focar muito em carreira, negócios e desenvolvimento profissional dentro das indústrias criativas. Nosso intuito é ajudar na formação crítica, acesso à informação e práticas de como trabalhar nessas carreiras e evoluir criativamente em cada uma delas. Acredite, todos nós, juntos, só temos a ganhar com isso! Um incentivo o outro criativo e criando formas de todos executarem seus trabalhos com excelência e juntos! Vem pro nosso mundo, que é loucura e evolução! Para quê tudo isso? Contribuição, desenvolvimento e coisas que preenchem nossa alma.
É importante enfatizar que não somos especialistas em todas as categorias da indústria criativa, só em algumas como Comunicação Instantânea e StoryMídias. Porém, somos jovens pesquisadores da Economia Criativa e estamos, aos poucos, nos informando, conhecendo e vivenciando cada um dos universos criativos, para ampliar nossa visão de mundo e proporcionar a você uma imersão completa e maior entendimento do por quê esse universo da criatividade humana é tão fascinante, e como você, seja de qual área criativa for ou, caso não seja, trabalhe com os criativos, consiga ampliar sua visão de mundo para gerar inovação em sua atividade profissional e assim obter cada vez mais reconhecimento!
Você pode nos ajudar a construir um conteúdo qualificado e assertivo dando suas sugestões, trazendo seus incômodos e opiniões, seja nos comentários ou redes sociais. Nosso canal mais ativo no momento é o Instagram: @ihcriei. Segue lá!
Estamos atentos e em constante aprendizado! Nos vemos no próximo artigo! E não deixe de nos dizer como você se sentiu ao ler este conteúdo, a gente se importa com você…
>> Colaborou para este artigo, texto e design Camilla Zahn e Patricia Bernal
Arte da Capa: Dmitri Mòói