Para começar, vamos entender algumas das áreas que você pode trabalhar na área de MultiCulturas (Nova classificação IH!CRIEI para a Economia Criativa) com especialização em Música:
QUAL O PANORAMA INICIAL DO MERCADO?
Um dos maiores problemas da área é a competitividade e a dificuldade de ser visto. Temos muitos talentos e nem sempre tantas oportunidades de fazer sucesso. Então você precisa ter seu portfólio afiado e mostrar que você de destaca na multidão! Saber que talvez nunca possa chegar no nível de um popstar, e buscar o sucesso por meio dessa motivação poderá ser frustrante. Portanto, concentre-se em se tornar um músico habilidoso, autêntico e que faz o que ama. Vá aos poucos e busque aquelas habilidades técnicas que poderão ampliar a sua criatividade. E o mais importante: fazendo algo que você realmente ama – e aprender ganhar dinheiro com isso de forma sustentável – é o que acreditamos ser o caminho do sucesso profissional na área.
Como a concorrência nesta área é alta, uma vez que através da Internet, os músicos agora podem distribuir seu conteúdo de forma gratuita e sem grandes empecilhos. Um grande passo a ser considerado na história da Indústria da Música. Por isso, um talento bem administrado, uma empatia e conexão com seu público através das redes sociais e um bom desenvolvimento profissional, poderá te ajudar muito!
Recaptulando a ideia: O mercado da música é competitivo. OK. Mas, em contrapartida você pode iniciar usando as plataformas (Spotify, Deezer, Youtube, Vímeo, etc) para criar e expor não só a sua música como a forma como você apresenta ela. Existem sim as agências e empresários que têm seu know how para ajudar nas artimanhas de um bom marketing, mas isso é para os artistas que realmente possuem alguém de confiança e acesso. Antes, era o único jeito de ser visto, mas hoje, estamos na Era da Autonomia (iremos explicar em breve esse conceito IH!CRIEI), portanto, aproveite isso! Aprenda mais sobre carreira, negócios e possibilidades. Se você tem talento, faça networking e procure pessoas que acreditam em você e possam te ajudar também. O mundo está cada vez mais colaborativo! Há muita panelinha e competitividade? Claro! Mas a gente acredita que aqueles que se unirem de verdade e mudarem dessa mentalidade fechada, poderão ser mais felizes na profissão e sair na frente!
QUAL É O SALÁRIO MÉDIO NOS ESTADOS BRASILEIROS
Abaixo, a tabela de 2017 da FIRJAN, mostra um média salarial e a reorganizamos com design@ihcriei para facilitar o seu entendimento. Não há especificações das funções, então o que segue é uma média geral de dentro da área. Um dado muito subjetivo, mas que dá pra ter noção a nível de comparação entre os estados.
Note que alguns estados tem excelentes salários, sendo a média R$3.210, mas que variam de região para região do país como é o caso de Pernambuco, Bahia e Alagoas, (Nordeste), Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Sul), Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais (Sudeste), Tocantins, Distrito Federal e Goiás (Norte). Um dado curioso é que o Amapá, estado pouco “popular” no país é onde a remuneração na música é maior. Por que será? Vamos investigar!
Arte da capa: Tania Yakunova